As negociações de recuperação de ativos podem ser dificultadas por uma série de obstáculos: problemas para localizar o devedor, relacionamentos desgastados, alto número de dívidas e pouco tempo para gerenciar todos os processos. Por isso, temos diversas ferramentas digitais que ajudam a melhorar a performance das empresas de recuperação de ativos.
A improdutividade é um risco que acaba aumentando os custos operacionais e prejudicando o retorno do investimento. Assim, uma das melhores formas de reduzir esses custos e melhorar a produtividade das ações de asset recovery é investir em tecnologia.
Atualmente, há uma série de ferramentas digitais pensadas para melhorar o desempenho das equipes de negociação. Elas utilizam automação, análise de dados, segmentação de público e muitas outras soluções para trazer mais eficiência e potencializar o retorno financeiro.
Por isso, a tecnologia está se tornando indispensável para qualquer negociação de alta performance. Neste artigo, você vai descobrir algumas ferramentas digitais que auxiliam a recuperação de ativos e tornam os processos mais eficientes, ágeis e seguros para todos os envolvidos.
Softwares de gestão de recuperação de ativos
Existem plataformas de gestão criadas para suportar todo o processo da recuperação de ativos, auxiliando no planejamento, na gestão e nas operações de cada cliente. Com isso, é possível organizar a carteira de inadimplência, customizar cada fase da negociação, distribuir o trabalho entre os operadores e ainda gerar os boletos necessários.
>> Leia também: Entenda todas as fases do processo de recuperação de ativos
As vantagens de utilizar um sistema digital para negociações de asset recovery são muitas. As plataformas geram relatórios de produtividade, que permitem acompanhar o desempenho da equipe e monitorar indicadores de performance.
Big Data Analytics: plataformas de análise de dados
Outra forma de otimizar as negociações de recuperação de ativos é fazer um gerenciamento mais eficiente dos bancos de dados dos devedores e clientes. Um banco de dados atualizado e organizado reúne todas as informações que a equipe precisa para estabelecer uma boa relação com o devedor desde o início do processo de negociação.
Com softwares de tratamento de análise de dados e profissionais capacitados, é possível segmentar a base por localização, renda, ou por nível de exigência, por exemplo. Assim, o resultado da análise da carteira de inadimplência também vai gerar insights e orientar as melhores estratégias para a recuperação de ativos.
É uma ferramenta que possibilita a criação de tratativas diferentes para cada cliente. Cada perfil de consumidor exige um tratamento específico para que o relacionamento seja mantido. Por meio de business intelligence (combinando a análise de dados e os sistemas de gestão), é possível determinar os padrões comportamentais da base de devedores e saber como agir com cada um, por exemplo.
Collection score
A partir dos modelos preditivos gerados pela análise dos dados, a tecnologia de collection score é capaz de indicar a probabilidade de recuperação de ativos para cada caso. Por isso, essa é uma ferramenta que estabelece um sistema de pontuação para demonstrar quais devedores têm mais chances de sair da inadimplência.
Assim, você pode investir recursos de maneira proporcional às chances de bons resultados em cada negociação. A tecnologia de collection score evita gastos excessivos com processos infrutíferos.
Negociação digital
Dados da Serasa Experian apontam que 45% dos brasileiros inadimplentes já utilizaram o WhatsApp para negociar suas dívidas. E 44,9% afirmam já ter negociado suas dívidas por chats on-line. Os chats podem ser de atendimento humano ou virtual. Assim, os robôs de inteligência artificial, ou chatbots, estão cada vez mais refinados e capacitados. Uma pesquisa do Instituto GEOC mostrou que mais de 80% dos devedores que utilizaram os canais digitais aprovaram o método.
A negociação digital pode ser feita por meio de e-mail, chatbots e até redes sociais, guiada por uma régua de cobrança inteligente. Quando essas tecnologias são integradas ao sistema de gestão e de análise de dados, várias etapas da negociação podem ser automatizadas. As ferramentas podem disparar lembretes informando a data de vencimento de boletos, por exemplo.
Os benefícios das plataformas digitais são potencializados quando utilizadas por especialistas. No Candiotto Valle Advogados, usamos ainda estratégias de jurimetria, a estatística aplicada ao Direito, para analisar possíveis resultados e valores envolvidos, por exemplo.
Contamos também com sistema de telefonia inteligente e um software de gestão jurídica, o Autojur, para automatizar processos por meio da inteligência artificial e de business process outsourcing (BPO).
>> Saiba mais sobre o uso das tecnologias no escritório Candiotto Valle