Já sabemos que as Offshores são incríveis mecanismos de proteção patrimonial, planejamento societário e tributário. Contudo, ainda pouco se fala sobre o Trust.
O Trust é um mecanismo legal de proteção de ativos, bem como de planejamento imobiliário e sucessório, assim como as offshores, porém, diferentemente das offshores –que são pessoas jurídicas sediadas no exterior- o Trust é uma relação jurídica firmada entre uma pessoa, “Settlor”, que transfere a propriedade de bens para outra pessoa, “Trustee”, com a finalidade de que este segundo os administre.
Em resumo, o Trustee é o responsável legal pela gestão do patrimônio do Trust, devendo seguir as instruções e objetivos estabelecidos pelo Settlor.
O Trust pode ser utilizado para inúmeros fins, tais como proteção patrimonial, planejamento sucessório, gestão de recursos para fins beneficentes e filantrópicos, entre outros. Por meio do Trust Deed, por exemplo, é possível especificar se a sua propriedade será distribuída aos seus herdeiros durante a sua vida ou após a sua morte, e, ainda, determinar por quanto tempo esta confiança existirá.
Um dos principais benefícios do Trust é a flexibilidade e segurança na gestão de bens e patrimônio, posto que os ativos do Trust são apartados do patrimônio pessoal do Settlor e do Trustee, e, além disso, são protegidos por lei em caso de falência ou disputas judiciais.
Obviamente, a criação de um Trust pode ter consequências fiscais e jurídicas complexas, e, por este motivo, não hesite em procurar o CVA para maiores esclarecimentos sobre esse mecanismo e como ele pode ser aplicado ao seu favor.